REGALO, UM NOVO PÊSSEGO MAIS DOCE
Novidades não vão faltar no XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF), a ser realizado no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, RS, entre os dias 22 e 26 de outubro. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (Mapa) estará presente no evento apresentando seis novidades da pesquisa referentes à produção de frutas.
Na terça-feira (23), o primeiro lançamento vem da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS). A “Árvore do conhecimento: Uva para processamento” é um sistema que oferece informações sobre a produção de uvas destinadas à elaboração de vinhos, sucos e outros derivados da fruta. O material faz parte da “Agência de Informação”, instrumento onde o conhecimento técnico está acessível ao grande público em uma estrutura ramificada e hierarquizada, em forma de árvore. O conteúdo pode ser acessado através do site de qualquer uma das Unidades da Embrapa.
Neste mesmo dia também serão lançadas três cultivares de frutas: a Banana BRS Platina, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA); o maracujá BRS Rubi do Cerrado, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF); e o pêssego BRS Regalo, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas RS). A Platina, banana do tipo Prata, é resistente a duas das principais doenças da cultura. O maracujá Rubi destaca-se por sua alta produtividade e por maiores níveis de resistência às principais doenças do maracujazeiro. Já a cultivar de pêssego Regalo caracteriza-se por possuir um sabor doce com baixa acidez, além de adaptar-se melhor a áreas com acúmulo de frio.
As publicações ganham destaque no dia 24. A parceria entre as Unidades Uva e Vinho e Clima Temperado resultou no livro “500 perguntas, 500 respostas sobre pequenas frutas”, que reúne conhecimentos do dia a dia dos pesquisadores de diferentes áreas, de modo a dar condições para que o agricultor possa ter rentabilidade e sustentabilidade na sua área de produção. Outra novidade é o livro “Fruticultura em Ambiente Protegido”, também da Embrapa Uva e Vinho, com resultados recentes da pesquisa com cultivo protegido de sete espécies frutíferas – técnica que permite aumentar a oferta de produtos em locais e estações do ano consideradas inviáveis ao cultivo convencional.
FONTE: Cenário Agrícola EMBRAPA
LINK:
http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=243975&codDep=6
NOTÍCIAS
Estamos sempre buscando o melhor conteúdo relativo ao mercado de FLV para ser publicado no site da Frèsca. Volte regularmente e saiba mais sobre as últimas notícias e fatos que afetam o setor de FLV no Brasil e no mundo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
-
15marGOVERNO SINALIZA COM MANUTENÇÃO DE PREÇO MÍNIMO DA CAIXA DE LARANJA
Em meio à crise, os produtores de laranja receberam do governo a promessa de medidas de apoio à comercialização da [...]
-
13marPRODUÇÃO DE ABACAXI GERA TRÊS MIL EMPREGOS NO SUDESTE DO PA
Produção da fruta também aquece a economia do município. Polpa do abacaxi é exportada para países da Europa e da América [...]
-
11marCOM PICO DE SAFRA; PREÇO MÉDIO DO LIMÃO TAHITI CAI 45% EM FEVEREIRO, DIZ CEPEA
A safra de lima ácida tahiti no estado de São Paulo entrou em pico de colheita em fevereiro. Com isso, [...]