ÍNDICE DE PREÇOS CEAGESP TEM ALTA DE 3,36% EM JANEIRO

ceagsp-alta

Setor de verduras registrou o maior aumento (25,91%) devido às condições climáticas desfavoráveis nesta época.

Em fevereiro, com o término do período de férias e o esperado aumento do consumo, a expectativa é de mais elevações de preços.
O indicador de preços Ceagesp registrou alta de 3,36% em janeiro. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice teve alta de 21,65%. Com exceção do setor de frutas, todos os demais apresentaram elevação dos preços praticados em janeiro.

Devido ao excesso de chuvas nas regiões produtoras do sudeste, que têm prejudicado a qualidade e a oferta dos produtos, a alta mais expressiva foi verificado no preço das verduras, que registrou aumento de 25,91%. Os destaques são para o coentro (80,4%), alface lisa (42,5%), couve-flor (35,9%), brócolis (33%) e rabanete (40,8%). Somente a salsa (-25,2%) registrou queda no setor em janeiro.

O setor de legumes fechou o mês com alta de 21,24%. Entre as principais elevações estão as do chuchu (73,4%), da abobrinha italiana (54,7%), da vagem (49,8%), do tomate (43,6%) e do jiló (24,7%). Já entre as quedas destacam-se as do pimentão verde (-17,2%), da pimenta cambuci (-12,2%) e do cará (-8%).

Por sua vez, o setor de pescados registrou alta de 5,46% e teve, entre os aumentos mais relevantes, os da pescada (35,8%), do namorado (15,8%), do salmão (13,7%) e da cavalinha (13%). As quedas mais significativas foram as da betarra (-12,9%), da sardinha (-8,9%), do pacu (-9,7%) e da anchova (-7,4%).

O setor de diversos apresentou elevação de 3,31%. As maiores altas foram do milho pipoca (39,2%), da batata comum (12,6%) e da cebola nacional (9,6%).Entre as quedas mais expressivas estão as do alho (13,7%), do ovo branco (-2,8%) e do amendoim (-1,1%).

Único setor em queda, as frutas recuaram 3,16% e entre as principais quedas, o destaque vai para o limão Taiti (-26%), o maracujá azedo (-25,1), a manga Tommy              (-21,9%), o figo (-21%) e o mamão formosa (-16,3%). Já entre as principais altas estão a laranja Lima (16,6%) e o abacaxi pérola (14,1%).

Tendência

Durante o primeiro trimestre são esperadas novas elevações de preços nos setores de legumes, verduras e diversos, em razão das condições climáticas negativas características desta época do ano, como excesso de chuvas e altas temperaturas. A previsão é que somente no final de março os preços destes setores comecem a voltar aos patamares habituais.

Em fevereiro, com o término do período de férias e o esperado aumento do consumo, a expectativa é de mais elevações de preços, uma vez que não são esperados aumentos significativos do volume ofertado para atender esta maior demanda.

O setor de frutas deve seguir em baixa. Frutos sazonais como manga, mamão, limão, maracujá, melão, entre outros, e os tradicionais laranja e banana devem registrar bons preços em razão do grande volume ofertado.

Os pescados devem seguir com ligeira retração do volume ofertado. Nesta época do ano, as condições marítimas também ficam prejudicadas pelo excesso de chuvas. Assim, são esperadas pequenas majorações.

FONTE: Globo Rural

LINK:
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI330451-18532,00-INDICE+DE+PRECOS+CEAGESP+TEM+ALTA+DE+EM+JANEIRO.html

NOTÍCIAS

Estamos sempre buscando o melhor conteúdo relativo ao mercado de FLV para ser publicado no site da Frèsca. Volte regularmente e saiba mais sobre as últimas notícias e fatos que afetam o setor de FLV no Brasil e no mundo.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



ARQUIVOS