FATORES CLIMÁTICOS DIMINUEM OFERTA DE HORTIFRUTIS NA CEAP
Boletim aponta redução de 2¢ no volume das vendas de hortifrutis no mês de outubro.
O boletim mensal de comercialização da Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), divulgado na tarde desta terça-feira (06), apontou uma redução de 2% no volume das vendas de hortifrutis no mês de outubro, se comparado ao mês de setembro, no maior mercado de distribuição de frutas e verduras do estado. Ao todo, foram comercialização 31.958,6 toneladas de alimentos no local.
De acordo com o auxiliar agrícola do órgão, João Cícero Lima, que é responsável pela elaboração do boletim técnico, os fatores climáticos foi o que motivou a redução na oferta de produtos e, consequentemente, a comercialização no mercado. “A escassez de chuva causa grandes prejuízos para quem produz frutas e verduras. A água é fundamental nesse processo e a falta dela diminui a produção que, consequentemente, diminui a oferta e faz o preço dos produtos aumentar”, explica João Cícero. “A comercialização que é sempre crescente, dessa vez, decresceu“, acrescenta.
O boletim apontou a redução na oferta de frutas nacionais, verduras, legumes e hortaliças. Já as frutas importadas, pescados, aves e cereais obtiveram crescimento na comercialização. Ainda de acordo com a pesquisa mensal, das 31.958,6 toneladas de alimentos comercializados no órgão em outubro, 2.227,1 toneladas foram produzidas no Piauí.
Banana, laranja, coco verde, abóbora e melancia foram os cinco produtos com as comercializações mais expressivas na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi). O tomate, que sempre ocupa a terceira ou quarta posição no ranking dos mais vendidos, dessa vez, ficou em nono lugar. João Cícero Lima explica que o aumento do preço nos hortifrutis faz, sem dúvidas, o consumidor reduzir o consumo. “Em outubro, o quilo do tomate pulou de R$ 1,50 para R$ 3,50 e nem todo mundo continua comprando com a mesma intensidade“, afirma o auxiliar agrícola.
Produtos mais vendidos no mercado da Ceapi, em outubro.
1º) Banana – 3.241
2º) Laranja – 2.652
3º) Coco verde – 2.474
4º) Abóbora – 2.364
5º) Melancia – 1.962
6º) Cebola – 1.944
7º) Melão – 1.614
8º) Maçã – 1.560
9º) Tomate – 1.495
10º) Uva – 931
FONTE: Governo do Piauí
LINK:
http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/categoria/2/id/6860
NOTÍCIAS
Estamos sempre buscando o melhor conteúdo relativo ao mercado de FLV para ser publicado no site da Frèsca. Volte regularmente e saiba mais sobre as últimas notícias e fatos que afetam o setor de FLV no Brasil e no mundo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
-
15marGOVERNO SINALIZA COM MANUTENÇÃO DE PREÇO MÍNIMO DA CAIXA DE LARANJA
Em meio à crise, os produtores de laranja receberam do governo a promessa de medidas de apoio à comercialização da [...]
-
13marPRODUÇÃO DE ABACAXI GERA TRÊS MIL EMPREGOS NO SUDESTE DO PA
Produção da fruta também aquece a economia do município. Polpa do abacaxi é exportada para países da Europa e da América [...]
-
11marCOM PICO DE SAFRA; PREÇO MÉDIO DO LIMÃO TAHITI CAI 45% EM FEVEREIRO, DIZ CEPEA
A safra de lima ácida tahiti no estado de São Paulo entrou em pico de colheita em fevereiro. Com isso, [...]