
COLHEITA DA MELANCIA ALCANÇA 90% DA ÁREA CULTIVADA EM TRIUNFO

No município de Triunfo – o maior produtor de melancia do Rio Grande do Sul, com área cultivada de 1.700 hectares e produtividade média de 30 toneladas por hectare – a colheita da fruta está em pleno andamento. Segundo o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar no município, Ricardo Boesche, 90% do que foi plantado já estão colhidos e estima-se uma produção de 51 toneladas.
Conforme Boesche, as melancias das espécies Geórgia, Topgun, Crinston, Staibrite e Zubilee são as que melhor se adaptam ao clima local e em virtude disso, são as mais plantadas. O sistema de cultivo mais utilizado é o convencional, em que a terra recebe uma lavração em maio e outra em agosto. Em seguida é feita a discagem. Com o terreno preparado, faz-se a sulcagem e coloca-se o adubo nos sulcos. Depois de alguns dias as sementes são colocadas na terra por plantio manual em covas, normalmente no início de setembro.
Com relação aos pontos de venda, Boesche ressalta que 70% do que é produzido é direcionado para a Central de Abastecimento de Porto Alegre (CEASA), e o restante é vendido às margens das rodovias, principalmente a BR-386.
Ainda na região Metropolitana, segundo levantamento da Emater/RS-Ascar, destacam-se como produtores os municípios de São Jerônimo, com 1.100 hectares e 33 toneladas de produção total. Até agora foram colhidos em torno de 10% da safra.
Já em Arroio dos Ratos, onde 34 produtores cultivam 400 hectares de melancia, mais de 90% da safra foi colhida.
FESTA: Em Parobé, a produção não é tão significativa como em Triunfo, mas mantém-se a tradição de realizar a Feira da Melancia como forma de aproximar os agricultores dos consumidores e divulgar a produção local. A Feira acontece até dia 20 de janeiro na Rua Coberta junto a Praça 1º de Maio. Quem for ao local pode comprar não só a fruta, assim como produtos derivados de melancia como tortas, doces, sorvetes, sucos e cucas. A feira acontece das 8h às 22h e conta ainda com shows e apresentações artísticas.
FONTE: Agrolink
NOTÍCIAS
Estamos sempre buscando o melhor conteúdo relativo ao mercado de FLV para ser publicado no site da Frèsca. Volte regularmente e saiba mais sobre as últimas notícias e fatos que afetam o setor de FLV no Brasil e no mundo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
-
15mar
GOVERNO SINALIZA COM MANUTENÇÃO DE PREÇO MÍNIMO DA CAIXA DE LARANJA
Em meio à crise, os produtores de laranja receberam do governo a promessa de medidas de apoio à comercialização da [...]
-
13mar
PRODUÇÃO DE ABACAXI GERA TRÊS MIL EMPREGOS NO SUDESTE DO PA
Produção da fruta também aquece a economia do município. Polpa do abacaxi é exportada para países da Europa e da América [...]
-
11mar
COM PICO DE SAFRA; PREÇO MÉDIO DO LIMÃO TAHITI CAI 45% EM FEVEREIRO, DIZ CEPEA
A safra de lima ácida tahiti no estado de São Paulo entrou em pico de colheita em fevereiro. Com isso, [...]