EXCESSO DE SOL PREJUDICA LAVOURAS DE MORANGO DE SÃO PAULO
Agricultores temem não ter dinheiro para tocar a próxima safra.São Paulo responde por 7% da produção nacional de morango.
Eles andam pela plantação, fazem as contas e não acreditam no que aconteceu. Os produtores de morango de Jarinu e Atibaia registraram uma redução média de 15% na safra, o que significa o pior resultado dos últimos cinco anos.
Choveu muito no início da primeira florada e depois, com o sol de rachar, os morangos estão pequenos ou muito escuros, queimados do sol. Só o sabor não teve alteração.
Milton Matsumoto tinha expectativa de colher 80 toneladas este ano, mas acredita que só consiga pouco mais de 60 toneladas. “A gente não vai ter lucro para o ano seguinte, vamos trabalhar com o mínimo possível”, diz.
Além das condições climáticas, os morangueiros reclamam dos custos de produção. Somando os gastos com mão-de-obra, adubo e embalagens, o aumento nas contas chega a 25%.
FONTE: Do Globo Rural
NOTÍCIAS
Estamos sempre buscando o melhor conteúdo relativo ao mercado de FLV para ser publicado no site da Frèsca. Volte regularmente e saiba mais sobre as últimas notícias e fatos que afetam o setor de FLV no Brasil e no mundo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
-
15marGOVERNO SINALIZA COM MANUTENÇÃO DE PREÇO MÍNIMO DA CAIXA DE LARANJA
Em meio à crise, os produtores de laranja receberam do governo a promessa de medidas de apoio à comercialização da [...]
-
13marPRODUÇÃO DE ABACAXI GERA TRÊS MIL EMPREGOS NO SUDESTE DO PA
Produção da fruta também aquece a economia do município. Polpa do abacaxi é exportada para países da Europa e da América [...]
-
11marCOM PICO DE SAFRA; PREÇO MÉDIO DO LIMÃO TAHITI CAI 45% EM FEVEREIRO, DIZ CEPEA
A safra de lima ácida tahiti no estado de São Paulo entrou em pico de colheita em fevereiro. Com isso, [...]